segunda-feira, 2 de julho de 2007

Citações

"Aparentemente insignificante e ridículo diante da barreira que o oprime, [o trabalho poético] mostra-se eficaz e adquire significação social, apesar de seu isolamento, pois é capaz de produzir mudança mesmo em face do maior bloqueio. Ainda que mínimo, o ato poético participa na criação do destino humano, faz história.
[...] o ato poético é também um ato político, pois faz pensar na mudança ou com ela sonhar mesmo em meio ao bloqueio mais terrível. [...]"
"Diferentemente da metamorfose kafkaniana, que pesa para sempre como a condenação irreversível a um bloqueio absoluto, adiando infinitamente todo encontro e reduzindo à mera virtualidade todo gesto redentor, a saída de 'Áporo' parece a brecha de alguma esperança ('em verde') para um ato no limite da impotência. O poeta acaba por achar escape; dá com a reta via ao refletir sobre si mesmo, pois só assim reencontra a força geratriz da própria poesia."
ARRIGUCCI, Davi. "Dificuldades no trabalho - Sem saída". Coração partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
(artigo sobre o poema "Áporo", de Carlos Drummond de Andrade)

2 comentários:

J.M. de Castro disse...

A criação poética é a subversão mais profunda!! Mas quem hoje sabe sentir a transformação poética? Deixar a arte intronizar e modificar é um dos mais belos trabalhos que o espírito pode fazer...a transformação pode não ser rápida ou prática...mas certamente é inquebrantável...

Maíra disse...

o fazer artístico é sempre libertador...